Arquivo do blog

quarta-feira, 17 de junho de 2009

SATURNO X URANO NAS MINHAS COMUNICAÇÕES

Escrevo o artigo abaixo, para pedir desculpas e dar uma satisfação às pessoas que tem buscado meu blog, especificamente para ouvir, já editadas, a entrevista sobre Astrologia que concedi à rádio Metrópole em 12/05/09, no programa Roda Baiana e a minha palestra sobre a Lua na mesa redonda de Astrologia em 16/05/09, na livraria 3º Milênio. Divulguei amplamente que a partir de25/05/09 elas estariam no PODCASTONE, no canal Gicele Alakija, criado paradivulgarAstrologia e Vidas Passadas, para leigos e profissionais.
Sei que, como eu, não conseguiram, acessar o canal. Meu sobrinho, o gaitista e músico Luiz Rocha responsável pelo meu blog e pela criação desse canal, tem o seu próprio canal no PODCASTONE funcionando muito bem ( acesse o Blog (Amplificação da Harmônica) – www.bahiarmonica.blogspot.com/). Por isso não entendemos ainda qual é o problema que não tem permitido o acesso ao canal, inclusive porque só agora, quando escrevo esse artigo, conseguimos contato com o suporte do PODCASTONE, ao nosso pedido de socorro. Problema nas comunicações... Vamos tentar novamente, já com as orientações do suporte e esperamos resolver tudo a contento.
Deveria ter visto primeiro o meu canal funcionando para então divulgar. Como é que eu ia imaginar que justo o meu ia ter problemas?
Mas o importante agora, é que esse imprevisto, resultando em impedimento, acabou me levando a refletir sobre as prováveis causas astrológicas para o fato e a querer compartilhar a análise. Será que se eu tivesse olhado antes o meu mapa teria percebido que enfrentaria esse problema? Santo de casa não faz milagres, mas se o destino lhe der um limão... faça uma limonada!
Usando o momento astrológico que é a oposição ou o confronto entre Saturno em Virgem e Urano em Peixes no céu de 2009, vamos perceber onde está o xis da questão. Neste ano, esses dois senhores estão brigando entre si, transitando pelo eixo III/IX do meu mapa natal, relativo às minhas comunicações. Enquanto Saturno visita a casa III ( estudos, pequenas viagens, relação com irmãos e vizinhos, movimentos e deslocamentos que faço, buscando o conhecimento imediato), Urano está apressadíssimo na minha casa IX ( metas, objetivos, filosofia de vida, religião, busca de uma maior expansão no mundo, grandes viagens, divulgação,estudos superiores, princípios morais, éticos, religiosos, filosóficos ). É uma luta entre o velho e o novo, o conservador e o excêntrico, o lerdo e o apressado que existem dentro de mim, se manifestando nesse momento na área das minhas comunicações, conhecimentos, estudos. O resultado é visível: segurando demais, às vezes até desistindo ou soltando apressadamente, intempestivamente o que quero divulgar. O aprendizado, eu tenho certeza, é achar um equilíbrio entre os dois.




Saturno é o senhor do tempo e do karma, está ligado ao velho, ao antigo, é aquele que nos diz a hora certa para fazermos as coisas acontecerem de forma mais organizada, estruturada, lidando com a realidade e assumindo a responsabilidade pelo que acontece. É necessário que façamos a nossa parte no processo, respeitando o desejo de Saturno, na nossa escalada: construirmos com metas definidas, sem pressa, analisando cada etapa da subida, sem medo de retornar e refazer degraus para corrigirmos possíveis erros, sem medo do julgamento externo, que invariavelmente estamos todos sujeitos, quando nos expomos. É a consciência maior que precisamos ter de que a responsabilidade pelo que está acontecendo é nossa, fator indispensável para o amadurecimento e mudança de direção ou insistência nos propósitos iniciais, submetendo-nos ao tempo certo de colhermos o que plantamos. Os riscos de não compreendermos logo o que Saturno quer nos ensinar, podem trazer rigidez, apego ao passado, conservadorismo, frieza, medos de fazer diferente, medos de julgamento, que podem nos levar ao imobilismo e congelamento, naqueles propósitos ou comportamentos que não conseguimos mudar. Nada acontece fora do prazo, nos domínios de Saturno.

Já Urano, traz o novo, representa o anticonvencional, a liberdade, o risco, o futuro, a eletricidade, a rapidez, a impaciência, os grupos, a ciência,originalidade, a excentricidade, a intuição, os insigts, a falta de regras, a descoberta, as amizades, a política, a surpresa. É o responsável pelos acontecimentos imprevistos em nossa vida, trazendo a oportunidade de acharmos soluções novas para situações que pareciam prontas e definitivas.
Os riscos que corremos quando não atentamos para onde Urano quer nos levar é ficarmos rebeldes sem causa, desperdiçarmos energia com a impaciência para vivermos logo aquela mudança ou para tentar a todo custo ignorá-la ou impedí-la de nos alcançar. De nada adiantará: Urano é independente e não se importa com o que sentimos; no seu reino, ele se diverte em nos virar de ponta cabeça até reconhecermos que estamos realizando algo que pensávamos nunca conseguir ou que juramos que jamais faríamos...

Vejamos o que está acontecendo: No meu mapa natal tenho um Saturno retrógrado em Virgem na casa III em oposição a um Júpiter (graças a Deus não retrógrado) em Peixes na casa IX. Estou sempre querendo divulgar muita coisa que nem sempre cabe no tempo e estrutura reais que tenho. Estou sempre prometendo escrever mas o Saturno retrógrado acaba me segurando e fazendo com que eu retenha todas as produções engavetadas, por medo e exigência de que não estão prontos ou bons o suficiente para serem lidos. São meus karmas passados relativos ao mau uso do conhecimento, representados por esse Saturno retrógrado em Virgem, signo da crítica e do detalhe. Acabo me perdendo nos detalhes e desistindo do todo. Por outro lado, O meu Júpiter em Peixes me leva longe, burlando quando pode esse Saturno medroso; gosto de falar e acho que falo bem quando se trata de orientar, aconselhar, dentro da minha área de conhecimento. Falando me solto e não fico presa somente às regras e técnicas de Saturno, sou capaz de me conectar com um conhecimento mais intuitivo, menos matemático. Na prática, um não vive sem o outro e isso tem me permitido soltar esse lado intuitivo na explanação oral dos meus conhecimentos, seja nas consultas ou nos cursos e, recentemente, fazendo uma incursão mais regular nos escritos.

Enquanto Saturno começa a transitar em cima de meu Saturno natal na casa III, Urano está enlouquecido na minha casa IX em cima de meu Júpiter. É sem dúvida uma dose dupla de cobrança para que eu faça uma ferrenha revisão no meu jeito antigo, já estruturado de me comunicar, planejar, falar, ouvir, escrever, e arrisque voar para um mundo novo, desconhecido e instigante, que muda rapidamente e exige um outro jeito de me comunicar, abrindo inclusive mil possibilidades de chegar em segundos a vários lugares ao mesmo tempo, desafiando toda a sabedoria e verdade saturninas.

Tenho estado tão eufórica com a rapidez com que conseguimos divulgar as coisas, a partir da chegada da internet, e de todas as facilidades que ela traz, que começo a achar que tudo poderia ficar mais rápido ainda! Esse Urano em trânsito em cima de Júpiter acelera meu pensamento, levando-me a arriscar levar o conhecimento mais longe, para outros grupos, pela astrologia, usando a internet e a querer para ontem tudo que estava guardado por Saturno.

Doce engano, eu jamais posso acelerar antes da hora as minhas comunicações e tudo que se refira ao uso do conhecimento, pois o meu aprendizado com Saturno em confronto com Júpiter no mapa natal, estimulados nesse momento pelo trânsito de Saturno em oposição com Urano, é achar a medida certa entre falar e escrever, traçando e seguindo regras que não se tornem rígidas nem frouxas demais, assumindo a responsabilidade daquilo que produzo sem medo e sem culpa.

Aqui descubro a função dessa oposição entre Saturno e Urano nesse momento dificultando a divulgação sonora imediata da minha entrevista e palestra, no PODCASTONE: trazer para a consciência a necessidade de que eu posso preferir falar, mas eu também posso escrever e ter o meu estilo. Eu lembro que comentei com Luiz, meu sobrinho, maravilhada diante da tecnologia ( Urano ) do podcasting e já me imaginando falando e falando no canal criado: Lula, com esse recurso de áudio, nem preciso escrever; posso dizer tudo que quero só falando... Se a moda pega, eu que já gosto mais de falar do que escrever... aí é que meus textos ficarão engavetados para sempre!
Assumo que prefiro falar; mas não é bom também escrever e publicar um texto? Agradeço a esse Saturno que chegou limitando temporariamente o acesso ao podcasting e a Urano que tem me aberto portas para experimentar o que não imaginava alcançar. Não fosse por esse incidente, eu não teria analisado o que estava acontecendo de maneira mais profunda como estou fazendo ( Saturno ), resultando inclusive na nova experiência que foi escrever esse texto e soltar logo ( Urano ).
A sabedoria neste processo, enquanto o velho ( Saturno ) e o novo ( Urano ) lutam dentro de mim, é ficar atenta para não jogar fora a água do banho junto com o bebê.
Abraços,
Gicele Alakija

Nenhum comentário:

Podcast # 2 - Mapas de sete políticos

Podcast # 1 - Entrevista no Roda Baiana