O Sol está em Libra: o signo da paz, das relações de troca, do compromisso, dos acordos, dos contratos, parcerias, sociedades, do tato, da beleza, das artes, da diplomacia, da justiça. É tempo de analisarmos os dois lados da balança, antes da tomada de decisão, assunto nada fácil para os librianos que sofrem e demoram de decidir porque não querem errar ou cometer injustiças. A Lua cheia em Áries no dia 04 tende a dar um empurrãozinho, estimulando as pessoas em geral a uma revisão de metas e objetivos, principalmente no setor profissional. É hora de tomar coragem para dar uma nova direção àquele assunto que estava parado.
Vênus, o planeta regente de Libra se encontra na metade do mês com Saturno e faz um belo trígono com Júpiter, Quíron e Netuno ( os três em conjunção em Aquário), favorecendo iniciativas que tendem a ter um caráter sério no setor da justiça e das artes. Essa conjunção entre Júpiter, Quíron e Netuno (ambos retrógrados) no signo de Aquário, forma um quincunce com Marte em Câncer e Mercúrio em Virgem, que entre si estão em sextil, aspecto kármico no céu que chamamos de Yod ou dedo de Deus, apontando para uma obrigação de realizarmos algo, para o qual temos um talento. Esse aspecto cria a oportunidade de trazermos o melhor de nós para ajudarmos o coletivo, desinteressadamente, por motivos humanitários, em um momento onde estamos presenciando grupos indefesos frente à fúria da natureza. Lembremos dos furacões, tsunamis, vendavais, enchentes, que estão de novo assolando vários pontos do planeta, com violência, desde o mês passado, destruindo construções, estruturas, lares, locais onde pensávamos antes serem seguros, causando a morte de tantas pessoas e deixando muitas outras desabrigadas.
Urano retrógrado em Peixes, na área 9 do mapa do começo do mês e na 8 do final do mês ainda sentencia notícias tristes, envolvendo perdas. Precisamos lidar com a fatalidade, com o imprevisto, com surpresas nem sempre boas, mas que nos trazem a consciência de que estamos vulneráveis aos acontecimentos da natureza, que não tem sido complacente nesses tempos, bem como a séria reflexão sobre a nossa responsabilidade com o que está acontecendo. O aprendizado é a revolução interna que podemos fazer se nos colocarmos no lugar das pessoas que estão sofrendo, que perderam a estrutura (oposição de Urano com Mercúrio que retomou seu movimento direto em 29/9 e faz conjunção com Saturno em Virgem) e revermos nossa própria estrutura: o que construímos que está ameaçado de ruir? Que novas atitudes, propostas, ações precisamos tomar? Vale a pena termos cuidado com o uso exagerado e não planejado dos cartões de crédito, financiamentos, crediários para não termos sustos na hora de pagarmos a conta.
É bom avaliarmos também o que estamos precisando jogar fora de papéis e documentos antigos que só entulham nossos espaços. Essa reflexão ainda sobre o que fazermos com o velho e o novo pode ganhar profundidade a partir do final de outubro quando o planeta Saturno entra no signo de Libra (onde permanecerá por 2 anos) e faz uma quadratura com Plutão em Capricórnio, que vai durar até o próximo ano:a quebra de padrões antigos nas relações, nos casamentos, nas parcerias, nos contratos, já está acontecendo.Começa uma revisão estrutural dos aparelhos de justiça: leis, regras, julgamentos; o que está obsoleto, o que está podre,precisa vir à tona para ser substituído, no eterno processo de morte e renascimento.
O mês termina com Júpiter em movimento direto, favorecendo o crescimento daquilo que projetamos antes, com fé, confiança, objetivo. O mês é dos librianos. Mas só até as 3h43 do dia 23 de outubro. (4h43, nos estados onde tiver horário de verão). No céu, a partir dessa hora o Sol está de mudança para Escorpião, o signo da transformação, sobre o qual falaremos em novembro.
Salvador, 08 de outubro de 2009.
Gicele Alakija
Nenhum comentário:
Postar um comentário