Arquivo do blog

sábado, 1 de maio de 2010

O CÉU DE MAIO DE 2010

O mês se inicia com o Sol no signo de Touro desde 20/4, onde ficará até a 0h30min de 21 de maio, entrando em Gêmeos.
Mercúrio (o planeta da comunicação, dos negócios, das viagens curtas, da curiosidade, dos estudos, dos irmãos, dos amantes) entra o mês no signo de Touro, em um movimento retrógrado que vem desde 19 de abril e vai até 12/5, quando volta a andar para a frente. O fato chama a atenção para termos cuidado com documentos, papéis, comunicações, malas e objetos em viagens. Podemos ter problemas desde o extravio de papéis e documentos, até assinaturas e informações erradas, truncadas, inexatas, atrasando o que pensávamos agilizar. Muitas pessoas esperando resposta de assuntos que supõem que encaminharam, mas que esqueceram de perguntar, correspondências enviadas a outros destinatários.O aprendizado é que com Mercúrio retrógrado no céu, devemos nos voltar para suas funções mais “nobres” que não estão fora mas dentro de nós: contemplação, reflexão, ouvir antes de falar e ouvir a voz interior. Bom para os escritores, poetas, artistas... Sem falar das discussões infrutíferas e falas gratuitamente agressivas, propensas a acontecerem porque Mercúrio está em tensão com Marte o planeta da impulsividade, agressividade, luta e auto-afirmação. Cuidado com a famosa língua ferina para não se arrepender depois! Ainda bem que o aspecto desaparece do céu ainda no início do mês.
A Lua nova de Touro aparece no dia 13, em tensão com Marte em Leão e Netuno em Aquário, mas em aspecto favorável com Júpiter e Urano em Peixes e Saturno em Virgem, pode pressionar a resolver coisas de rotina da casa, coisas práticas e também favorecer investimentos em embelezar e harmonizar a casa; dia bom também para receber pessoas em casa e até para comprar imóveis que já estavam no planejamento. Na dúvida, é um dia de se preferir seguir o ditado: “ boa romaria faz, quem em sua casa fica em paz!”
O aspecto importante que se desenha no céu por todo o mês é sem dúvida o retorno -que vai e vem desde o ano passado- da forte oposição entre Saturno, o velho( que retrograda no signo de Virgem) e Urano, o novo ( que avança no final do signo de Peixes) desta vez tendo Júpiter ao seu lado fazendo crescer os efeitos dessa oposição. É um indicador de tensão entre situações estruturadas, antigas, organizadas que parecem seguras para sempre e acontecimentos novos, imprevisíveis, que podem chegar de forma exagerada, de qualquer lugar. Para a cidade de Salvador pode significar surpresas, acontecimentos imprevisíveis e até de grande proporção que vão revolucionar a ordem e as regras já estabelecidas, interferindo, por exemplo, no trânsito. Podemos pensar em chuvas e aí é importante a revisão de estruturas antigas para não ruírem, incluindo-se aí a revisão das condições dos transportes coletivos, das vias públicas, do sistema de coleta de lixo. O momento é de revisão das responsabilidades do indivíduo X as do estado, do governo, do social no exercício de cidadania.
No final do mês o destaque fica por conta desse mesmo Urano, o anticonvencional, imprevisível, inovador, rebelde, político, que sai do signo de Peixes e entra em Áries no dia 28/5 acelerando o já curto pavio dos arianos ( chances de brigas inusitadas) mas acenando também com a possibilidade de inovação, descoberta, saídas e soluções criativas para assuntos que estavam na “mesmice”. A área política pode nos surpreender a todos com algo inesperado, revolucionário, que nos leve a reagir coletivamente também com atitudes surpreendentes. Como Urano atua através de surpresas o negócio é esperar para ver.
Salvador, 29 de abril de 2010
Gicele Alakija

Nenhum comentário:

Podcast # 2 - Mapas de sete políticos

Podcast # 1 - Entrevista no Roda Baiana