Arquivo do blog

domingo, 26 de dezembro de 2010

O Céu de janeiro de 2011. Mercúrio, o planeta da comunicação, regerá o ano.

Normalmente as pessoas iniciam o Ano Novo com promessas e votos de que vão deixar para trás tudo que não foi bom ou não deu certo no ano que findou.
O Ano Novo está associado a começo de ciclo, renovação de esperanças de que “daqui pra frente tudo vai ser diferente”...para melhor, é claro!
Na astrologia, é o planeta regente do ano que dá a direção geral para as tendências que marcarão mais aquele ano, indicando se haverá mais ou menos dificuldade para a realização das expectativas que todos tem de melhoria, crescimento, evolução, felicidade, a cada ciclo anual. E o nascimento do ano acontece às 0 horas do dia 01 de janeiro, servindo de base para a análise das tendências anuais. Ou seja, os aspectos planetários no céu desse momento, destacando-se inclusive o planeta regente do ano,marcam a qualidade daquilo que nasce.
2011 será regido por Mercúrio. O planeta simboliza a comunicação, as idéias, a curiosidade, estudos, papéis, documentos, criatividade, deslocamentos, as mãos, a mente, a inconstância, superficialidade, versatilidade, o comércio, a dualidade, as informações, a jovialidade. Ele inicia o ano caminhando pelo signo de Sagitário, relacionando-se harmoniosamente no céu com Saturno e Netuno que estão em Libra e Aquário, respectivamente, e de forma tensa com Júpiter e Urano que estão juntos em Peixes. A tendência para o ano é de obrigar as pessoas a reverem suas idéias, conceitos e posicionamentos, “correndo atrás do prejuízo” de tudo aquilo que não resolveram com calma ou de forma mais planejada antes.Mas também favorece os planejamentos, os estudos, as tarefas que exijam concentração e atenção. Há um estímulo para soluções criativas em situações de pressão, principalmente naquelas em que forem necessárias conversar e se relacionar com autoridades ou mostrar desempenho. Deve-se tomar cuidado para não se cometer exageros com propostas ou promessas feitas na impulsividade que não tem como serem colocadas em prática daquela forma, acabando por comprometer a seriedade do que se falou. Esses aspectos, que devem durar mais ou menos até o dia 11, além de representarem uma tendência para o ano que se inicia, serão fortemente manifestados no mês de janeiro em tudo que se relacione com o simbolismo de Mercúrio.
Dia14 Mercúrio entra em Capricórnio, fazendo exata conjunção com Plutão no dia18. Reforça o recado que já pontuei em dezembro passado: “ pode ser a hora de abandonar velhas idéias ou transformá-las para melhor benefício de objetivos mais coletivos. Mas é bom tomar cuidado para não ter os documentos ou papéis roubados, principalmente para quem vai viajar. E se for de carro é melhor fazer uma boa revisão antes, para não ter problemas nos deslocamentos. O aspecto pede cautela nas discussões, é bom rever as estratégias para não se envolver em disputas acirradas de poder, só para fazer valer suas idéias. Bom momento para rever o que vale ou não a pena argumentar naquela situação; talvez seja importante analisar mais profundamente a questão e quem sabe usar o seu poder de afirmação de uma forma mais simpática ou... desistir de convencer o outro, que pode estar fechado para idéias que não sejam as próprias!”
Dia 20 o Sol sai de Capricórnio e entra em Aquário às 7h30, começando uma tímida relação com Marte, que já entrou em aquário desde o dia 16. Pode acelerar as conquistas, o desejo de mais independência,liberar os medos, as amarras que estavam presentes com ele em Capricórnio, ajudando a agilizar a materialização dos projetos em curso.
Dia 22 Júpiter entra em Áries de onde só sai definitivamente no final do ano.Haja paciência para agüentar a pressa dos arianos em realizar tudo “pra ontem”, na expectativa de expansão. A expansão virá para todos, em setores diferentes de vida, onde estiver o signo de Áries no mapa astral pessoal e do que cada um plantou principalmente há 12 anos atrás, quando Júpiter esteve antes nesse signo. Pode ser nas finanças, saúde, profissão, amizades e vida social, família e filhos, estudos, crenças e religião...
Dia 26 Mercúrio em Capricórnio entra em tensão com Saturno em Libra, que por sua vez começa um movimento retrógrado dia 27, permanecendo a “andar para trás” até o final do mês. Por mais pressa que se tenha, nesse período há possibilidades de atrasos por motivos externos, em correspondências, encomendas, documentação, dificuldades nos processos na justiça( mais ainda?) e incompreensões nas comunicações. Aprendizado? Planejar melhor, assumir os compromissos no tempo e lidar com as frustrações que podem levar a soluções originais ou ao fracasso do empreendimento, pelo pessimismo rigidez e apego ao passado.
Salvador, 06 de dezembro de 2010
Gicele Alakija
Psicóloga, Mestre em Psicologia, Astróloga, Professora de Astrologia Kármica Humanística e Terapeuta em Processo de Memória Profunda (vidas passadas). Coordenadora da Central Nacional de Astrologia-Regional Bahia.
Contato: (71) 33583375 e (71) 99536858
contato.alakija@gmail.com
http://gicelealakija.blogspot.com/
www.cnastrologia.org.br

Nenhum comentário:

Podcast # 2 - Mapas de sete políticos

Podcast # 1 - Entrevista no Roda Baiana