Arquivo do blog

domingo, 3 de julho de 2011

O Céu de julho de 2011: Pare, reflita, use a intuição!

Um novo eclipse solar acontece na lua nova de Câncer, logo no dia 1º de julho, em torno das 6 horas da manhã. É um eclipse parcial, mas nem por isso menos importante. Os efeitos se fazem sentir às vezes já um mês antes e podem durar até seis meses após.
Quais são os assuntos trazidos à tona com esse eclipse? Um eclipse solar só ocorre na lua nova, quando o Sol e a Lua ficam juntinhos no céu (em conjunção). A fase de lua nova é associada desde a antiguidade aos começos, ao plantio de uma semente, idéia, que se quer ver crescer e frutificar. No caso presente, a lua nova a 9º do signo de Câncer, traz para o coletivo o tema da casa, família, patrimônio, sentimentos, lembranças e questões do passado que precisam ser revistas, retomadas e/ou modificadas. Especificamente para os nativos de Câncer, principalmente aqueles do final do primeiro decanato e início do segundo, será um mês bastante pressionante para a tomada de decisões, nem sempre tão fáceis ou claras; podem mesmo se defrontarem com eventos externos, que acabam dificultando ou impedindo as ações desejadas. Isso porque além do eclipse, momento de escuridão, há uma tensão no céu, formada por planetas nos signos cardinais, que representam a força ou o impulso inicial. Neste caso, esses impulsos estão sendo bloqueados ou tem dificuldade de saírem da forma original.
O eclipse (Sol e Lua em Câncer) recebe uma oposição de Plutão em Capricórnio e uma forte quadratura de Saturno em Libra e outra de Urano em Áries. Saturno e Urano estão em oposição e formam uma quadratura também com Plutão. Para completar, Urano ficará retrógrado dia 9, sinalizando que a ação apressada não levará a nada! Use a intuição.
Qual a postura mais adequada então nesse momento? Evitar atropelar o ritmo dos acontecimentos. É uma boa saída assumir responsabilidades pelas decisões e ações, com a consciência de que temos escolhas e elas precisam ser conscientes. Momento de mais reflexão do que de tomada de decisão. Esse conselho vale na verdade para todos nós, na área do mapa onde temos o signo de Câncer; pode ser na família, nos negócios, relacionamentos, dinheiro, saúde, profissão, estudos...
Mercúrio, o planeta da comunicação, comércio, deslocamentos, anda rápido esse mês:começa em Câncer, mas logo no dia 2 entra em Leão, harmonizando-se com Saturno em Libra entre 8 e 15, e em menor tempo com Urano em Áries, favorecendo a expressão da criatividade, estudos, ajudando na concretização de planos e projetos, desde que planejados com responsabilidade. Pode ser bom também para quem lida com vendas. Dia 28 ele parte para Virgem começando uma oposição exata com Netuno retrógrado em Peixes, permanecendo nessa oposição ainda em início de agosto. O que esperar dessa relação no céu? Possibilidades de problemas nas comunicações, com distorções, fofocas, incompreensões geradas pelas nuvens de Netuno sobre o crítico e metódico Mercúrio em Virgem. Mais uma vez a reflexão e a resposta ponderada podem ser a melhor saída. Aprendizado: ouvir melhor os outros e a si mesmo! Cuidado com os esquecimentos e desatenções que podem lhe custar caro. E nada de culpar os outros pela sua “viagem extraterrestre”.
Vênus, o planeta do amor, troca, relacionamentos, diplomacia, também está apressado: começa o mês em Gêmeos, mas entra em Câncer logo no dia 4. Entre os dias 7 e 17 receberá uma forte quadratura de Saturno em Libra, o que pode levar a brigas, términos, rompimentos de relações amorosas que não fazem mais sentido. A oportunidade aqui é de rever os vínculos: aprofundar ou acabar, olhando conscientemente para as escolhas amorosas. Cuidado para não entrar em rejeição desnecessariamente nesse período. Dia 28 Vênus entra em Leão, favorecendo a revisão da imagem e propiciando melhoria na auto-estima.
Marte planeta que rege as ações, a coragem, a agressividade, impulsividade, liderança, conquistas, permanece em Gêmeos durante todo o mês, reforçando a resolução pelas idéias, pela versatilidade, e não pela força. Cuidado só para não dispersar energia.
Júpiter, o grande benéfico, também permanece em Touro fazendo um trígono com Plutão em Capricórnio durante todo o mês. Especial atenção ao dia 7 quando essa relação fluente entre os dois planetas é forte ampliando as possibilidades de ganhos financeiros e de concretização de projetos e/ou ações que dão sentido à vida da pessoa.
Saturno, o senhor do tempo e do karma, chama a atenção no céu de julho por estar praticamente sozinho na sua caminhada, entre os dias 18 e 31. Além da tensão que faz a Vênus, só se encontra praticamente com a Lua, nesse período. Ele que já nos lembra a figura do Eremita no tarô, com uma lanterna na mão, suficiente apenas para iluminar um passo de cada vez, parece querer mostrar que é importante e sábio, andar apenas onde estiver seguro. Os encontros com a Lua trazem a busca do conforto e segurança que só podemos obter quando trocamos sentimentos, quando nos responsabilizamos pelo dar e receber colo.
À 1h00 do dia 23 o Sol entra no signo de Leão, encontrando-se com a Lua no dia 30 para iniciar mais um ciclo: novamente fase da lua nova, oportunizando novos começos...
Salvador, 30 de junho de 2011
Gicele Alakija
Psicóloga, Mestre em Psicologia, Astróloga, Professora de Astrologia Kármica Humanística e Terapeuta em Processo de Memória Profunda (vidas passadas).Coordenadora da Central Nacional de Astrologia- CNA- Regional Bahia.
Contato: (71) 33583375 e (71) 99536858
contato.alakija@gmail.com
http://gicelealakija.blogspot.com/
www.cnastrologia.org.br

Nenhum comentário:

Podcast # 2 - Mapas de sete políticos

Podcast # 1 - Entrevista no Roda Baiana